quinta-feira, 18 de julho de 2013

PROCESSO DE APRENDIZAGENS PARA FOUCAULT E PAULO FREIRE

      FOUCAULT

Era um critico da instituição escolar moderna com atitudes de treinamento para o corpo e mente. Diante disso entende – se que Foucault foi um pensador de abordagens inovadoras. Em seus estudos tratava das escolas e de ideias pedagógica.
Ele acreditava e defendia a ideia de que as escolas antes de reproduzir ela produz e continua produzindo um determinado tipo de sociedade.
Desenvolveu critérios e criticas que tem como consequência mostrar que a razão, os métodos científicos e até mesmo a noção de mundo do homem não são eternos, mas são vinculados a sistemas circunscritos historicamente. Com essa ideia Foucault queria que o professor ao ensinar entendesse que a turma não é um todo e sim indivíduos diferentes com suas subjetividades. Cada um com um histórico, diante disso o professor precisa ter métodos para que possa ser flexível, adaptável as reais necessidades individuais de seus alunos. Segundo ele há sujeitos que variam de uma época para outra, portanto para ele não somos, estamos.

PAULO FREIRE


concebe educação como reflexão sobre a realidade existencial. Articular com essa realidade nas causas mais profundas dos acontecimentos vividos, procurando inserir sempre os fatos particulares na globalidade das ocorrências da situação. 
      Aprendizagem da leitura e da escrita equivale a uma releitura do mundo. Ele parte da visão de um mundo em aberto, isto é, a ser transformado em diversas direções pela ação dos homens. 
      Paulo Freire atribui importância ao momento pedagógico, mas com meios diferentes, como praxis social, como construção de um mundo refletido com o povo. 
      Para ele o diálogo é o elemento chave onde o professor e aluno sejam sujeitos atuantes. Sendo estabelecido o diálogo processar-se-á a conscientização porque: 
          a. é horizontalidade, igualdade em que todos procuram pensar e agir criticamente; 
          b. parte da linguagem comum que exprime o pensamento que é sempre um pensar a partir de uma realidade concreta. A linguagem comum é captada no próprio meio onde vai ser executada a sua ação pedagógica; 
          c. funda-se no amor que busca a síntese das reflexões e das ações de elite versus povo e não a conquista, a dominação de um pelo outro; 
          d. exige humildade, colocando-se elite em igualdade com o povo para aprender e ensinar, porque percebe que todos os sujeitos do diálogo sabem e ignoram sempre, sem nunca chegar ao ponto do saber absoluto, como jamais se encontram na absoluta ignorância; 
          e. traduz a fé na historicidade de todos os homens como construtores do mundo; 
          f. implica na esperança de que nesse encontro pedagógico sejam vislumbrados meios de tornar o amanhã melhor para todos e, 
          g. supõe paciência de amadurecer com o povo, de modo que a reflexão e a ação sejam realmente sínteses elaboradas com o povo.

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