quinta-feira, 18 de julho de 2013

PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGENS PARA JEAN PIAGET

JEAN PIAGET

Para Piaget a construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou de conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, uma assimilação e o equilíbrio é então alcançado.

ABAIXO ESTÃO DISPOSTOS OS DEZ MANDAMENTOS DA ESCOLA PIAGETIANA QUE NOS MOSTRA CLARAMENTE COMO NÓS PROFESSORES DEVEMOS TRABALHAR NOSSOS ALUNOS

  1) Não ensine: provoque a atividade da criança (algo parecido com a brincadeira tradicional de “adivinhação”);
  2)Leve as crianças a discutirem entre si a situação proposta e respeite suas conclusões, mesmo que “erradas” (a solução dada pelas crianças corresponde ao seu nível mental);
  3) Não trabalhe na base da linguagem  (sendo um produto social assimilado por imitação ,a linguagem nada diz sobre o verdadeiro nível de desenvolvimento da criança);
  4) Não prestigie a memorização: o melhor resultado é o que demonstrar capacidade de inventar e descobrir (mesmo que, do ponto de vista do professor, a solução seja errada );
  5) Comporte – se como técnico do time de futebol: estimule,sugira,critique, mas não jogue (o jogo é das crianças);
  6)  Use como “material” o que existir no mundo da criança(seja ela de uma favela ou de um bairro grã-fino);
  7)   Sempre que a criança superar um patamar, complexifique a situação (sem isto, a criança se “especializa” na solução obtida);
  8) Na alfabetização utilize as marcas e logotipos que estão espalhados pela cidade e são utilizados no dia – a – dia da família (não se prenda as cartilhas);
 9)  Organizar as crianças em grupos(pode até tomar como modelo inicial o escotismo),deixando que elas criem as regras de convivência(educação moral e cívica é democracia);
  10) Leve as crianças a compreender o que fizeram(“tomada de consciência” ) ,quer a atividade seja motora, verbal ou mental(incluindo ,ai, os atritos sugeridos entre as crianças) . (Lima, 1984 a, p.70).

Nenhum comentário:

Postar um comentário