DEWEY
Para Dewey a
finalidade da educação não era formar a criança de acordo com modelos, nem
orientá-la para uma ação futura ,mas dar-lhe condições para que resolva por si
própria os seus problemas. A educação progressiva consiste justamente no
crescimento constante da vida, à medida que aumentamos o conteúdo da
experiência e o controle que exercemos sobre ela. Ao contrario da educação
tradicional, que valoriza a obediência, Dewey estimula o espirito de iniciativa
e independência, que leva à autonomia e ao autogoverno, virtudes de uma
sociedade democrática.
SKINNER
Para o psicólogo behaviorista norte-americano, a educação deve ser planejada passo a passo para se obter os resultados desejados
Percebe-se que ainda que Skinner considerasse importante levar em conta as diferenças entre os alunos de um mesmo professor, o behaviorismo se baseava em fundamentalmente na previsibilidade das reações aos estímulos e reforços. Seus objetivos educacionais buscavam resultados definidos antecipadamente, para que fosse possível, diante de uma criança ou adolescente, projetar a modelagem de um adulto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário