quinta-feira, 18 de julho de 2013

Alguns pensadores e suas contribuições teóricas para o processo de ensino aprendizagem

DEWEY

Para Dewey a finalidade da educação não era formar a criança de acordo com modelos, nem orientá-la para uma ação futura ,mas dar-lhe condições para que resolva por si própria os seus problemas. A educação progressiva consiste justamente no crescimento constante da vida, à medida que aumentamos o conteúdo da experiência e o controle que exercemos sobre ela. Ao contrario da educação tradicional, que valoriza a obediência, Dewey estimula o espirito de iniciativa e independência, que leva à autonomia e ao autogoverno, virtudes de uma sociedade democrática.  

SKINNER

Para o psicólogo behaviorista norte-americano, a educação deve ser planejada passo a passo para se obter os resultados desejados

Percebe-se que ainda que Skinner considerasse importante levar em conta as diferenças entre os alunos de um mesmo professor, o behaviorismo se baseava em  fundamentalmente na previsibilidade das reações aos estímulos e reforços. Seus objetivos educacionais buscavam resultados definidos antecipadamente, para que fosse possível, diante de uma criança ou adolescente, projetar a modelagem de um adulto.

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